domingo, 8 de abril de 2012

Gravando Macro pelo Excel


     Antes de iniciarmos mais um post, sugerimos que leia Introdução ao VBA para compreender melhor as informações que virão a seguir.

     Neste post explicaremos como gravar a macro por dentro da planilha do Excel e visualizar o código gerado no VBE (Visual Basic Editor) antes de introduzirmos os módulos.
     A gravação de macro funciona como uma câmera. Você “filma” toda a ação e sempre que precisar pode executá-la para realizar a ação gravada. Devemos ter atenção nesta etapa porque se clicarmos em algum lugar de forma indevida a gravação sairá com esse erro. Para corrigir esse erro temos 02 formas:
1)    Regravar a ação desde o início
2)    Acessar o VBE e editar o código manualmente

    Para acessarmos o menu de gravação da macro devemos executar os passos abaixo:




Excel 2007



Quadro para gravar macro



Neste quadro podemos inserir o nome da nossa macro, definir um comando de teclado para executá-la e aonde esta macro será armazenada (inicialmente deixaremos a opção “Esta pasta de trabalho”). O ideal é que não seja definido nenhum comando de teclado e seja criado um botão para executar a rotina.
Ao clicar em “Ok” iniciamos a gravação. A partir deste momento qual coisa que fizermos o Excel estará registrando para reproduzir posteriormente.
Como exemplo clicaremos na célula A1 e pintá-la de amarelo. Após isso basta irmos no mesmo caminho para gravar macro e darmos um “stop” na mesma. Vocês devem reparar que o botão que antes era um círculo vermelho agora está com um quadrado azul e ao clicarmos nele nossa gravação será interrompida. Agora sempre que quisermos pintar a célula A1 de amarelo, basta executar esta rotina criada.

Ao abrirmos o nosso VBE encontraremos o código abaixo. Podemos observar que o Excel criará automaticamente alguns comentários que estarão em verdes e eles são importantes para lembrar o que aquele código faz posteriormente. Para inserirmos esses comentários basta inserir um “plic” (aspas simples) antes do texto a ser digitado.


O ideal é criar botão para que a macro rode sem ser necessário abrir o VBE. Podemos inserir 02 tipos de botões:
  1. Podemos inserir qualquer imagem ou símbolo, clicar com o botão direito do mouse sobre ele, clicar em atribuir macro e escolher a macro que queremos na listagem.
  2. Também podemos inserir um botão de comando (esta parte abordaremos posteriormente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário